Saiba como fazer e por que é importante manter a saúde bucal do seu cão em dia
Assim como os humanos, os cães também fazem uma troca de dentição, perdendo os dentes de leite e adquirindo os permanentes. Por isso, mesmo que seu amigo receba apenas ração e alguns petiscos, é necessário fazer a escovação.
O intuito deste cuidado é evitar o tártaro e o mau-hálito. Claro que a escolha da melhor comida do pet, focando na ração balanceada, vai ajudar bastante. Mas, ainda assim, o melhor é escovar os dentes do cãozinho. Quer saber como fazer isso? Confira o passo a passo.
Do que você vai precisar?
Para escovar os dentes do seu cãozinho você vai precisar de uma gaze, uma escova de cerdas macias e uma pasta de dente para pets. Esta última não é obrigatória, mas irá ajudar o animal a se interessar pela escovação. Quanto à escova, pode ser aquelas indicadas para cães ou uma infantil, desde que possua cerdas bem macias.
Gaze ou escova infantil?
A gaze é mais indicada para começar a escovar os dentes do cão, para que ele se acostume. A escova de bebê também pode ser mais interessante no começo, já que é bem macia.
Pasta de dente com sabor?
Nunca use pasta de dente feita para humanos na escovação dos dentes de um cão. Ela contém flúor, que é tóxico para os animais. Se seu pet é mais curioso, a pasta de dente para cães pode ajudar, principalmente se tiver sabores mais adocicados, como morango e uva.
Como escovar os dentes do pet?
Antes de fazer a escovação é importante levar o animalzinho ao veterinário, para verificar se já não há tártaro acumulado, principalmente nos casos de cães adultos. Feito isso, você está livre para fazer a limpeza em casa. Confira o passo a passo para escovar os dentes do seu cachorro tranquilamente:
Escolha um horário no qual seu cão esteja mais calmo, pode ser depois de um passeio, das brincadeiras ou do banho.
Massageie a gengiva do animal com o dedo ou com uma gaze, para que ele se acostume com a ideia da escovação.
Se estiver difícil convencê-lo a abrir a boca, inclua a pasta de dente na própria gaze, fazendo movimentos circulares leves.
Quando ele se acostumar, apresente a escova de dentes e repita o processo feito com a gaze. Sempre escove os dentes devagar e em movimentos circulares.
Dê um reforço positivo caso o pet, pode ser uma frase como “muito bem” ou “bom menino”, ou um brinquedo. A ideia é associar a escovação a algo bom.
O ideal é começar a escovar os dentes do cão quando ele ainda é filhote, pois são mais receptivos e se acostumam facilmente. No entanto, se você tem um cachorro adulto, precisará de mais paciência, mas a tarefa não é impossível.
Quanto à frequência, como a placa bacteriana pode endurecer em 48h (e virar o tártaro, mais difícil de remover), é recomendado fazer a escovação ao menos 3 vezes na semana.
Por que escovar os dentes do seu cão?
A doença periodontal, resultado do tártaro acumulado nos dentes e gengivas, é o principal motivo pelo qual você deve escovar os dentes do seu cachorro.
Inflamação e infecção na gengiva são os primeiros sinais do problema. No entanto, em casos mais graves o cão pode perder dentes, sentir dor e lidar com outras infecções, resultado de as bactérias terem caído nos vasos sanguíneos e se espalhado para outros órgãos.
Por isso, ao fazer a escovação periódica dos dentes você não evita apenas o mau-hálito, mas protege seu companheiro de outras doenças mais graves, como a endocardite. Sem contar a melhora na qualidade de vida, com a dentição sempre saudável.