top of page
  • Foto do escritorRedatores Estrondosos

Supletivo para concluir o Ensino Médio

Atualizado: 16 de abr.

Nos últimos anos, o brasileiro tem recebido diversas oportunidades que, há anos, não era possível. Isto tudo ocorria em virtude da falta de investimentos, por parte dos Governos, nas áreas de trabalho e estudos para a população. Hoje, essa situação está bem diferente.


Mesmo com os investimentos realizados, nem todos ainda tiveram a oportunidade de estudar ou concluir o ensino médio que é a primeira etapa e exigência mínima para quem deseja participar de concursos públicos e até mesmo conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Seja por motivos de trabalho, problemas pessoais, familiares e tantos outros, muitos ainda não concluíram o ensino médio e tem tentado, de alguma forma, concluir esta etapa dos estudos.


Diante da necessidade, muitos recorrem curso supletivo para concluir o ensino médio. O supletivo é um tipo de programa estudantil que acelera o término dos estudos. Neste caso, o aluno deverá fazer trabalhos, provas e estudar de forma mais objetiva até concluir o ensino médio.


Vale a Pena Fazer Supletivo?


Mas, muitos se perguntam se vale mesmo a pena fazer um supletivo, principalmente os que desejam cursar uma faculdade e concursos públicos. Por isso, daremos algumas dicas para que você avaliar se, de fato, vale à pena concluir seus estudos através do supletivo.


Certamente, as dicas aqui apresentadas poderá ajudá-lo na solução deste dilema.


  1. Em primeiro lugar, avalie a questão conforme sua idade. Um curso de supletivo não é a mesma coisa que estudar o ensino médio de forma sequencial ou tradicional. Você terá acesso a conteúdos, mas de forma muito objetivo em virtude do curto tempo. Se você ainda tem pouca idade e não alcançou a casa dos 30 anos, o ideal é você cursar o ensino na forma tradicional.

  2. Outra questão a ser avaliada é quanto a sua necessidade de estudar. Muitas pessoas por não terem uma renda ou um currículo favorável, necessitam ingressar em algum tipo de curso seja ele básico, técnico ou superior. Por conta disso, o ideal seria fazer um supletivo presencial para acelerar este processo.

  3. Se você deseja concluir seus estudos para prestar um concurso público, fazer um supletivo não é a forma ideal para você. Isto porque concursos públicos estão entre as metas mais procuradas por brasileiros por conta dos benefícios proporcionados. Neste caso, você precisará estudar muito. Por isso, é mais indicado, neste caso, você cursar seus estudos na forma tradicional.

  4. O mesmo vale para quem deseja cursar o ensino superior. Neste caso, é fundamental ter um bom conhecimento geral, bem como da área pretendida.


Vale lembrar que um curso supletivo do ensino médio é uma forma de você concluir logo os seus estudos porque ele é bem objetivo e em curto espaço de tempo. Mesmo assim, ele pode proporcionar um bom aprendizado, pois quem faz o aprendizado é você através de seu próprio esforço e determinação.

#ensinomédio #supletivo

bottom of page