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Foto do escritorRedatores Estrondosos

Quero ser um blogueiro de viagem, e agora?

Ganhar visibilidade e bônus para poder desbravar novos lugares é o sonho de muita gente, mas você pode chegar lá

Viajar é uma delícia. Desde o planejamento e o preparo da bagagem até à separação do cupom Clickbus e o embarque, o friozinho na barriga pelas novidades que serão vivenciadas é único! Além disso, sempre voltamos diferentes, com mais conhecimento, lembranças e vivências.

Para muitas pessoas, o que, antes, era um hobby tornou-se profissão: os influenciadores de turismo ganham dinheiro para viajar e desbravar o mundo, sem estarem atrelados a uma agência ou companhia específica, divulgando seus relatos na internet por meio de blogs, vlogs e redes sociais. Quer juntar-se a eles? Então, veja como começar.

Decisões importantes

O primeiro passo para se tornar um influenciador digital é estar disposto a expor a sua vida e ter em mente que poderá lidar com haters. Ter maturidade para entender que uma crítica não é, necessariamente, pessoal, é importante.

O segundo passo é definir com quais canais irá trabalhar: terá um blog, uma conta no Instagram, um canal no YouTube ou todas as opções? Ademais, qual será sua estratégia digital? Para ter relevância nas redes sociais, é preciso ter uma constância de postagens e conteúdos que:

– inspirem;

– prestem um serviço;

– emocionem;

– gerem empatia;

– transmitam valor,

– gerem curiosidade.

Se você não entende nada sobre criação de conteúdo, gerenciamento de métricas e redes sociais, pode ser bacana investir em cursos para aprender mais ou contratar profissionais que possam assisti-lo nesse processo. Acredite: muitas vezes, é com esse investimento que os resultados começam a aparecer.

Equipamento de ponta

Para ser um influenciador digital de turismo, você também vai precisar de bons equipamentos para gerar imagens nítidas e de qualidade para os seus canais. Câmera de filmagem, tripé, lentes variadas, case para transporte, seguro dos equipamentos, câmera de aventura e flash são apenas alguns dos itens essenciais.

Além desses recursos, é preciso bancar as viagens no começo até fazer o seu nome se tornar conhecido. Logo, programe o orçamento para separar uma parte para usar em aluguel de carro, combustível, pedágio, passagem, hospedagem e tudo o que se refere a qualquer viagem.

Começar com pequenos roteiros, como os de fim de semana, pode ser melhor que fazer longas viagens. Lembre-se de fazer muitas imagens e registrar todas as impressões: na hora de passar isso para o meio digital, quanto mais detalhes, melhor.

Assuntos variados

Um canal de turismo pode abordar a hospedagem, o transporte, os passeios, a gastronomia e diversos temas que estejam relacionados ao destino. Lembre-se de que há diferentes perfis de viajantes, e eles podem procurar detalhes na sua página sobre um lugar que querem conhecer.

Também é interessante fazer um cartão de visitas com seus dados pessoais e o endereço dos seus canais. Assim, ao visitar um estabelecimento, apresente o cartão e pergunte se pode citá-lo ou divulgá-lo no seu canal. Se tiver bastante seguidores, cite isso e pergunte se pode oferecer algum benefício ao seu público.

No começo, muitos estarão desacreditados e não oferecerão descontos nem benefícios, ou o farão sem muita fé de que pessoas irão ao local por conta da sua página. Conforme o tempo for passando e os seguidores forem aumentando, as empresas é que passarão a procurar sua página para oferecer parcerias.

Além de fazer análises detalhadas dos locais que visitar, coloque sempre o endereço e as referências de valores, destacando que foram consultados em um período específico e que podem mudar sem aviso prévio. Também cite pontos positivos e negativos da sua experiência.

Você poderá criar uma série de posts temáticos sobre o destino, abordando, em cada dia, um assunto diferente para poder fazer cada viagem render o máximo possível. Coloque hashtags para aumentar a chance de ranqueamento e tagueie os locais citados para gerar credibilidade à sua página.

Os locais poderão acompanhar os comentários e os resultados da postagem e, dessa forma, ficar interessados em gerar descontos e cupons exclusivos para a sua página — já pensou que legal?!

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