O aumento da busca por este aparelho ocorre especialmente no verão, já que ele garante conforto térmico, maior limpeza e filtração da atmosfera da casa.
A chegada do verão aumenta a procura não só por praias, piscinas e passagens de viagens, mas também por o ar-condicionado, que é recomendado para quem busca refrigerar, filtrar e aumentar a circulação de ar no interior da residência.
Essa aquisição é absolutamente estratégica para lidar com as altas temperaturas que caracterizam o verão, especialmente para quem já vive em áreas mais quentes.
Por isso, se faz tempo que você está pensando em comprar um ar-condicionado digital, mas ainda não está seguro sobre a sua decisão, confira as principais razões para manter esse equipamento em sua casa, assim como as vantagens de cada modelo.
Aumento de demanda
Durante o verão, há um aumento na procura por ar-condicionado, sobretudo em lugares mais quentes. A principal razão para esse fenômeno é a busca por conforto térmico mediante às altas temperaturas.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa GetNinjas, o maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, essa procura cresceu 44% em dezembro de 2020, somente na cidade do Rio de Janeiro.
Conforto térmico
O ar-condicionado é um equipamento que possui inúmeros benefícios. A potência do aparelho varia entre 900 W e 1.400 W, o que garante bastante eficiência para climatizar diferentes ambientes, sendo mais eficiente que o ventilador, por exemplo.
Além de apresentar uma potência maior, outra vantagem do ar-condicionado é que ele permite ao usuário programar uma determinada temperatura, ajustá-la durante o dia e definir a mais adequada em cada etapa.
Essas características fazem do ar-condicionado o único equipamento capaz de garantir a refrigeração de ambientes grandes, pois ele consegue dispersar o ar refrigerado por todo o cômodo, em vez de concentrá-lo apenas em um foco, como ocorre com o ventilador.
Saúde
Outro grande benefício do ar-condicionado é que ele garante limpeza e circulação do ar atmosférico a partir das funções de filtragem e ventilação. Isso promove mais saúde, principalmente para as pessoas que têm alergias e problemas respiratórios, como rinite, sinusite, bronquite e asma.
Alguns modelos de ar-condicionado conseguem combater o crescimento de fungos e demais fatores alérgenos. Isso ajuda a reduzir sintomas e manifestações de alergia, como espirros e coceiras, além de irritações no nariz, na garganta e nos olhos.
Outro benefício proporcionado por esse aparelho é que ele é capaz de combater o mofo, o que é especialmente importante para quem mora em lugares muito úmidos, com alto índice de chuvas, ou perto de mares e rios.
A umidade elevada dessas regiões facilita a formação de mofo, que pode ser visto a partir do escurecimento de paredes, roupas com mau cheiro, azulejos com rejuntes pretos, entre outros.
O ar-condicionado consegue reduzir esse processo a partir da função desumidificar, o que acaba prolongando a durabilidade de aparelhos eletrônicos, que podem enferrujar internamente quando há a presença de umidade.
Modelos
Existem diversos tipos de ar-condicionado. O modelo janela é compacto, mais fácil de instalar e comumente apresenta um preço menor em comparação a outros, sendo mais adequado para residências, principalmente com cômodos grandes.
Se você gosta de um modelo mais versátil, vale apostar no ar-condicionado portátil, que não precisa de instalações e é fácil de ser transportado por apresentar rodinhas na base.
Por fim, o ar-condicionado split é composto por duas partes: a evaporadora e a condensadora. Enquanto a primeira libera o ar frio no local climatizado, a segunda transfere o calor absorvido no ambiente em que o aparelho se localiza para o meio exterior.