top of page
  • Foto do escritorRedatores Estrondosos

Principais causas de incêndios e como evitar

Incêndios que ocorrem por vários motivos e pela falta de informação a população.

Quando falamos em incêndio nos vem a cabeça em que algum lugar e ou coisa acabou pegando fogo, seja por descarga elétrica, falha humana, entre tantos outros fatores que iremos citar, abaixo:

As causas naturais são as mais comuns e ocorrem repentinamente, justamente por conta da ação da natureza ou até em casos em incêndios que acontecem sem a necessidade de contato direto com a fonte externa de calor. Os principais motivos são: combustão de fibras de algodão, pólvora, produtos químicos, descargas atmosféricas, como raios, entre outras causas.

Quais são as Principais Causas de Incêndio?

Causas acidentais:

Isto ocorre justamente em decorrência de negligencia e ou imprudência, alguns motivos, abaixo:

Eletricidade: curto circuito, sobrecarga de circuitos, mau contato, e defendendo da ocasião pode acontecer aquecimento de circuitos, o que acaba provocando as chamas de fogo.

Muitas pessoas não sabem, mas são gestos que se orientados, podem evitar acidentes como incêndios, uma simples bituca de cigarro que você joga na rua ou em datas, palitos de fósforos, fogos de artifícios, vazamento de liquido inflamáveis, velas, o gás de cozinha, entre outros.

Além destes citados, anteriormente, também podem ocorrer a convergência luminosa: são efeitos gerados a partir da luz do sol que assa através de uma lente convergente, e sua concentração se da em um único ponto, provocando, contudo, o aquecimento e possibilita a combustão do material que submete ao mesmo. Esses incêndios em florestas, por exemplo, podem ser causados por este efeito.

Causas criminosas

Esse é o mais sério de todos, pois, são decorrência da ação má intencionada do ser humano, e que tenha a intenção em causar incêndio, isso é doloso. O que ode acarretar em crime.

No Brasil, atualmente de acordo com levantamentos, que em relação aos incêndios, mis de 50% não são identificadas, ou seja, não se descobre o motivo do incêndio. A principal dificuldade em encontrar o que tem a ver com a manutenção no sistema de proteção, através de dispositivos de segurança, como os sprinklers, caso funcionassem adequadamente, dava para saber o motivo do ocorrido. Mas, caso contrário, os incêndios poderiam ser combatidos com mais eficiência, o que facilitaria na investigação e na possibilidade em tomar medidas mais preventivas e eficazes.

No entanto, existem no mercado dois tipos de extintores que podem ser usados para ao menos controlar incêndios, como:

Extintores de incêndios x Sprinklers

Extintores de incêndio são realmente eficazes, porém, é fundamental lembrar de que eles são manuseados por seres humanos. E todos deveriam estar treinados para saber usar o equipamento.

Também temos os sprinklers, em que são acionados de maneira automática e em uma temperatura que evita alastramento de fogo em momento de perigo. Eles são tão rápidos, que chegam até mesmo antes de uma brigada de incêndio antes mesmo do Corpo de Bombeiros, no local, até porque, no geral são acionados em até 30 segundos depois do início do incêndio, dependendo das características técnicas e de sua aplicação.

O corpo de Bombeiros do Brasil contém técnicos regulamentos técnicos próprios, e que necessitam serem seguidos com as recomendações em conjunto e normativas, porém, cada estado brasileiro adota os seu. Em caso de incêndios, você pode acionar o Bombeiro através do número 193 em qualquer parte do país.

No entanto, é fundamental que os extintores de incêndio, e os sistemas de sprinklers, sobretudo, os automáticos, contenham qualidade garantida, assim como as suas devidas certificações. E passar por manutenção regular e periódica, feitas sempre através de empresas capacitadas, como a Hiper Fire Extintores.

Como Evitar Incêndios?

Algumas medidas se forem adotadas corretamente podem evitar incêndios, como:

  1. Armazenamento adequado de materiais;

  2. Manutenções periódicas e realização de inspeções;

  3. Conscientização;

  4. Extinção de fogo e sistema de detecção;

  5. Adoção de normas rígidas de segurança;

É lógico, que são apenas alguns dos exemplos, mas existem vários outros que podem ajudar no controle de incêndios e salvar uma vida.

Como evitar explosões em incêndios?

Entre as variadas maneiras e recursos para se evitar incêndios e explosões, são: janelas de pressão, disco de rupturas, acessórios, alívio de pressão, além da utilização de sistemas de combate a incêndio com sua base principal de água, como: água nebulizada, hidratantes, sprinklers, entre outros.

Contudo, outras opções também podem e devem ser utilizadas para se combater incêndios, são elas:

  1. Resfriamento;

  2. Abafamento;

Retirada de material combustível como é conhecido, é uma das maneiras mais simples em se apagar fogo, até porque, é como se houvesse a retirada de material combustível, que ainda não tenha atingido, sobretudo, a área de propagação de incêndio, interrompendo, assim, a alimentação de mais e mais combustão.

Por fim, dá para se analisar que com todas essas informações possíveis da para se evitar muita coisa e até mesmo incêndios, e quem sabe salvar, seja lugares, residências, cidades, matos, e principalmente o ser humano, o fogo arde, o fogo dói, por isto, todos nós devemos saber a importância e as técnicas e evitar que o incêndio venha a acontecer.

bottom of page