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  • Foto do escritorRedatores Estrondosos

Os principais motores de busca em 2021

Quais serão os principais motores de busca em 2021? Uma informação vital para dar foco e direcionamento ao trabalho de uma equipe de SEM (search engine marketing).

Provavelmente o cenário continuará sendo o mesmo em 2021, mas fazer esse questionamento pode ajudar a enxergar novas oportunidades no trabalho de SEO da sua empresa.

O que são motores de busca, ou “search engines” em inglês?

Motores de buscas são os softwares que catalogam todo o conteúdo disponível na internet. O primeiro a fazer esse trabalho foi o Yahoo, e depois dele o Google, alguns anos depois.

Basicamente eles ajudam as pessoas a encontrarem o que estão buscando na internet, e os motores de busca fazem isso através de algumas informações, tais como:

  1. links de um site para outro

  2. links internos de um mesmo site

  3. título de cada página de um site

  4. título do site

  5. subtítulos presentes no site

Tudo isso e muito mais é usado para descobrir sobre o que fala um site, e à partir daí existem outros critérios para colocar um site na frente de outro, tais como, experiência do usuário dentro do site (tempo de permanência, quantidade de páginas visitadas) e a velocidade do site, são os principais fatores que os motores de busca gostam.

O principal buscador em 2020

Antes de falarmos das tendências para 2021, precisamos relembrar quem se destacou em 2020, quais foram os mecanismos mais usados de acordo com os sites especializados:

Vamos observar a evolução das buscas através do Google, ano a ano, de acordo com as estatísticas do site netmarketshare.com:

O Google teve

77,06% das buscas online em dezembro de 2018

69,08% das buscas online em dezembro de 2019

64,74% das buscas online em novembro de 2020

Portanto, com base nesses dados, que são sérios e de um site independente, podemos dizer que o Google vem perdendo espaço, ano a ano, e por isso mesmo as agências de marketing devem intensificar o seu trabalho de SEO nos outros motores de buscas em 2021.

Motores de busca em crescimento em 2021

O segundo buscador mais utilizado, o Bing possui um percentual de mercado muito próximo ao terceiro colocado que é o Baidu. Inclusive em novembro de 2020 o Baidu chegou a passar o Bing, veja abaixo. Somente o Yahoo ficou para trás em quarto lugar.

Vamos observar a tendência ano-a-ano, buscador por buscador, sem considerar o Google, já citado acima:

Percentual de buscas online em dezembro de 2018

8,36% Bing

7,9% Baidu

3,54% Yahoo

Em dezembro de 2019 os percentuais de buscas online foram

13,23% Bing

12,64% Baidu

2,28% Yahoo

Estatísticas das buscas em novembro de 2020

14,07% Bing

17,66% Baidu

1,91% Yahoo

Tendências de crescimentos dos motores de busca em 2021

Com base nesses dados, podemos observar três tendências muito bem definidas, que são:

  1. o Google está perdendo mercado ano a ano

  2. o Baidu e o Bing estão ganhando mercado ano a ano

  3. o Yahoo está sumindo do mercado de buscas online

De fato, de todas as buscas online mundiais o Google vem perdendo espaço, mas especialistas dizem que no Brasil ele ainda detém 90% do mercado.

Isso porque o Baidu tem ganhado muito espaço na China e países asiáticos, com 740 milhões de páginas indexadas é um dos principais motores mundiais. Levando em conta só a população da China, que é gigantesca, provocam nos números mundiais uma distorção.

O Bing que é da Microsoft vem ganhando espaço a cada dia aqui nas américas, isso porque o sistema operacional é muito utilizado e o navegador nativo, Microsoft Edge, do sistema operacional Windows, oferece o Bing como principal motor de busca.

Só com essa jogada da Microsoft vimos o Bing sair de 8,36% do mercado de buscas em 2018 para 14,07% em 2020. Em dois anos quase dobrou sua participação nas buscas online.

Esse movimento acontece porque as pessoas precisam renovar seus laptops e computadores de mesa, e ao instalarem o novo windows 10 recebem o novo navegador que sugere o buscador Bing, e convenhamos, a maioria dos usuários comuns nem percebem a diferença.

Conclusão sobre as tendências das buscas em 2021

Caso a empresa brasileira queira vender produtos no mercado asiático deve trabalhar o seu SEO para o Baidu, principal motor de busca no continente asiático. Caso o mercado seja local deve intensificar os trabalhos também no Bing, além do trabalho a ser realizado no Google.

Os motores de buscas são dinâmicos e se desenvolvem a cada dia, e essa competição entre eles é benéfica para o usuário final, que a cada dia vai ter resultados mais apurados para as suas buscas online.

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