top of page
  • Foto do escritorRedatores Estrondosos

Motivos para ter uma máquina de tijolo ecológico

A produção de tijolos ecológicos geralmente é feita por fábricas especializadas. Isso porque as empresas conseguem realizar um maior controle de qualidade do resultado, garantindo segurança e qualidade.

No entanto, também é possível produzir as peças no canteiro de obras. Nesse caso, você só precisa de um profissional especializado no assunto. Ele conhecerá as medidas e o método correto de produção.

Iniciando a produção, o profissional escolherá o solo a ser utilizado. Qualquer tipo de solo pode ser utilizado para a produção de tijolos ecológicos. No entanto, o mais benéfico é o solo arenoso. Geralmente tem cerca de 60% a 80% de areia e 20% a 40% de argila. As características melhoram a capacidade do material de absorver a umidade.

Uma vez que o solo foi escolhido, ele deve ser preparado. Se tiver torrões, ou seja, partes duras e secas, o solo deve ser triturado. Existe uma máquina específica para esta etapa, que pode otimizar o tempo do processo.

Então, pode ser necessário peneirar o solo. Isso é feito em situações em que o solo apresenta folhas, galhos, pedras ou sujeira. O solo triturado e peneirado deve então ser misturado com o cimento. A proporção média comum é de 10% a 15% de cimento na mistura. Em qualquer caso, as proporções podem variar de acordo com o tipo de solo e a quantidade de tijolos a serem produzidos.

Palha, bagaço de cana ou ingredientes similares também podem ser adicionados. Em seguida, é necessário umidificar a mistura, adicionando água aos poucos. Isso evitará que o produto fique muito molhado, o que exigiria mais porções dos outros ingredientes.

Para verificar a umidade correta, basta colocar as mãos na massa, de forma enérgica. Se for formado um relevo claro na mistura, mostrando a impressão digital. Estará pronto para secar.

Produção manual passo a passo

Especificaremos melhor o processo de produção de tijolos no canteiro de obras. Primeiro, você precisa espalhar o solo em uma superfície lisa. Deve ser impermeável, e o solo deve formar entre 20 cm e 30 cm de espessura.

Logo após, é necessário adicionar o cimento. Para este início, é interessante manter a proporção de 15% de cimento no composto. Se não for suficiente, você pode adicionar um pouco mais depois. Solo e cimento devem ser misturados para que a cor fique uniforme.

Ao umidificar os sólidos, a água deve ser inserida gradualmente. Para isso, é possível usar um regador, ou mangueira de água. Misture novamente, até obter a consistência ideal, mencionada acima.

Então, o composto deve ter criado caroços. Assim, é interessante esmagá-lo, para que tenha maior capacidade de modelagem. Finalmente, a mistura deve ser inserida em uma máquina de fazer tijolos. No equipamento, o produto será compactado e seco.

Porque obter uma máquina de tijolo ecológico

Além de poder proporcionar uma boa renda para você e sua família, também vai estar incentivando o uso de materiais de construção civil ecológicos.

Como já sabemos, a utilização de materiais ecológicos é fundamental para ajudar o meio ambiente e nosso planeta.

Vantagens do tijolo ecológico

São muitas as vantagens do tijolo ecológico. Sem dúvida, o principal deles é a sustentabilidade. Como já mencionado, o material dispensa o uso do forno para produção. Isso elimina a emissão de gases poluentes no ar. Além disso, não gera muitos resíduos, reduzindo o impacto ambiental do material.

Como os blocos são muito fáceis de encaixar, tornam a construção mais rápida. Principalmente se comparado ao uso de tijolos de alvenaria, mais comum nas obras. A estrutura de tijolos ecológicos é ainda mais resistente.

Ao mesmo tempo, esse tipo de material possui excelente capacidade termoacústica. Isso significa que a temperatura ambiente é sempre agradável: no inverno, permanece mais quente; no verão, fica mais frio. Assim, ficar dentro de casa é aconchegante mesmo que a temperatura seja extrema.

Sua característica acústica impede que sons entrem ou escapem em grande parte do imóvel. Isso o torna uma opção ideal para salas comerciais e edifícios. Afinal, nesses locais as paredes funcionam como divisórias entre vizinhos.

Como podemos observar, além de do grande benefício em adquirir tijolos ecológicos para nossas construções, ainda podemos ter uma máquina de fazer tijolos própria, ou seja, fazer uma boa renda e incentivar o uso de materiais ecológicos é um fator importantíssimo na atualidade.

bottom of page