top of page
  • Foto do escritorRedatores Estrondosos

5 locais para visitar se você gosta de fazer trilhas

O sudeste do Brasil é cheio de belas trilhas para que pessoas com ou sem experiência vivam novas aventuras.

Fazer trilhas é uma das melhores maneiras de entrar em contato com a natureza e conhecer um pouco mais sobre a flora e a fauna dos locais que você visita, seja sozinho, com amigos ou com a família.

Felizmente, o Brasil é um lugar cheio de trilhas para que você possa se exercitar e passar a ser um adepto dessa atividade no seu tempo livre. Várias delas estão nas divisas entre os estados. Por isso, comprar uma passagem São Paulo-Rio, Belo Horizonte-Tiradentes ou para qualquer uma das cidades a seguir, permite que você conheça algumas das principais e mais belas trilhas espalhadas pelo sudeste do país.

Mesa do Imperador e Vista Chinesa – Rio de Janeiro

Quem é iniciante ou quer começar a praticar trilhas, vai gostar desse passeio. Essa trilha, que geralmente é feita em 45 minutos, leva as pessoas da Mesa do Imperador, local onde a Família Real costumava descansar quando fazia passeios na região, à Vista Chinesa, mirante construído no começo do século passado e que tem, além do estilo oriental, uma bela vista do Rio de Janeiro.

Trilha do Ouro – São Paulo

Localizada na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, a Trilha do Ouro é um dos atrativos do Parque Nacional da Serra da Bocaina, percorrendo a Serra de uma ponta a outra ao longo de seus 50 quilômetros.

Construída por índios durante o século XVII, a trilha agora conta com cenários cinematográficos e naturais, como cachoeiras e quedas d’água, e vai agradar aos fãs de história, já que por lá estão localizadas fazendas e ruínas de engenhos de açúcar. Era por esse caminho que os índios escoavam o ouro trazido de Minas Gerais. Mesmo não contando com grandes dificuldades técnicas, o tempo para percorrer toda a trilha é de cerca de 3 dias, por isso, vá preparado para essa aventura.

Pico das Agulhas Negras e Pico das Prateleiras – Rio de Janeiro

Apesar de ser oficialmente localizada no Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras e o Pico das Prateleiras fazem parte do Parque Nacional do Itatiaia, que está na divisa entre o Rio, Minas Gerais e São Paulo.

Por lá, é possível se deparar com belas montanhas e vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Além de serem bons locais de trilhas tanto para iniciantes quanto para veteranos, os picos também são adequados para a prática de escaladas, já que são dois dos pontos mais altos do Rio de Janeiro — o Pico das Agulhas Negras tem 2.970 metros de altitude, enquanto o Pico das Prateleiras, menor, possui cerca de 2.500 metros.

Trilha da Restinga – Espírito Santo

Criado no início dos anos 90 para preservar a flora e a fauna capixaba, o Parque Estadual Paulo César Vinha fica em Guarapari, na Grande Vitória, e pode ser acessado tanto pela estrada como pela Praia d’Ulé e pela Praia da Sereia.

É lá que a Trilha da Restinga, de 1,5 km, está localizada. Existem as opções de fazer a trilha com monitoramento especializado, na qual os monitores ambientais explicam mais sobre a história do local de maneira autoguiada, sem necessidade de agendamento ou pagamento. Com um caminho tranquilo e perfeito para iniciantes, a trilha leva às praias da região ou até a Lagoa de Caraís, grande atrativo do local.

Serra do Carteiro – Minas Gerais

Os fãs de trilhas desafiadoras vão adorar caminhar entre as cidades de Prados e Tiradentes, em Minas Gerais. Isso porque, apesar de ser uma trilha frequentada, o lugar não tem trajeto definido e conta com acidentes de terreno que podem dificultar o caminho feito. Porém, do alto da Serra do Carteiro é possível apreciar vistas extraordinárias de Tiradentes, São João del Rei e Barbacena, o que compensa qualquer dificuldade enfrentada pelo caminho.

bottom of page