O iPhone 12 mini pode até parecer com versões mais antigas da marca, mas tem diferenciais importantes.
O novo lançamento da Apple, o iPhone 12, chegou com uma novidade que surpreendeu os fãs da marca: duas opções de tamanho, entre elas uma versão mini, com tela de 5,4 polegadas. A propaganda diz que esse é o telefone mais compacto, fino e leve do mundo.
À primeira vista, o iPhone 12 mini pode parecer um dos modelos anteriores de telefones da Apple. No entanto, os diferenciais, como maior capacidade de armazenamento do celular, rapidez de processamento e design moderno deixam qualquer comparação para trás.
Confira a evolução dos modelos pequenos da Apple
Os primeiros iPhones são os menores modelos da história da marca. O primeiro aparelho da Apple, lançado em 2007, tinha tela de 3,5 polegadas e a aparência de um “tijolinho”, com 11,6 mm de espessura. Para se ter uma ideia da diferença, o atual iPhone 12 mini tem 7,4 mm.
Na época em que foi lançado, o modelo revolucionou o mercado, com a tecnologia touchscreen, resolução de 320×480 pixels e câmera de 2 megapixels. Mas hoje, essa tecnologia já está bastante ultrapassada: o iPhone 12 tem a impressionante resolução de 2340×1080 pixels e câmera com seis vezes mais megapixels: 12.
No que diz respeito ao armazenamento interno, o iPhone 1 vinha em versões com 4, 8 ou 16 GB de armazenamento. No novo modelo, as opções começam em 64 GB, e também estão disponíveis versões com 128 ou 256 GB. Ou seja, fica claro que o tamanho do aparelho não tem a ver com o quanto ele armazena.
Em 2008, o segundo modelo lançado pela Apple também tinha tela de 3,5 polegadas e câmera de 2 megapixels, mas já suportava conexão 3G (o antecessor só suportava 2G). Já o modelo atual, tem uma velocidade de conexão impensável naquela época: 5G, que leva até o slogan “rápido que é uma beleza.”
O lançamento de 2009 também mantinha a tela de 3,5 polegadas, mas já vinha com algumas atualizações importantes, como câmera de 3.15 megapixels e até 32 GB de armazenamento interno.
A versão de 2010, o iPhone 4, tinha o mesmo tamanho de tela, mas já com câmera de 5 megapixels. Já o iPhone 4s, de 2011, também tinha 3,5 polegadas, mas inaugurou a Siri e já evoluiu muito na qualidade da câmera e de armazenamento interno: 8 megapixels e versão de 64 GB.
A partir do iPhone 5 as telas dos aparelhos começaram a aumentar, mas ainda timidamente, sendo menores que a atual tela do 12 mini. Nos modelos 5 as telas eram de 4 polegadas, nos modelos 6 passaram para 4,7 polegadas e 5,5 e foram aumentando. O iPhone 12 de tamanho normal tem tela de 6,1 polegadas.
O iPhone 8, de 2017, é atualmente a versão com menor tela que ainda podia ser encontrada no mercado brasileiro até a chegada do 12 mini. Com tela de 4.7 polegadas, o 8 já tem boa resolução (1334×750 pixels), além de câmera de 12 megapixels e até 256 GB de memória interna. No entanto, a conexão ainda é 4G.
Os diferenciais do 12
Quem é fã de iPhone espera ansiosamente por cada atualização porque elas realmente costumam fazer diferença. Os novos aparelhos (tanto o maior quanto o menor) têm a incrível velocidade 5G, que permite 11 trilhões de operações por segundo.
Além disso, eles têm tela Super Retina XDR, a melhor até hoje, com muito contraste e precisão de cores. Outro diferencial imbatível do novo modelo é a tecnologia quatro vezes mais resistente à quedas e o sistema H2OK, que o torna mais resistente a respingos de água que qualquer uma das outras versões da Apple.