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Foto do escritorRedatores Estrondosos

Avaliações on-line: tudo que você precisa saber para o seu negócio

As avaliações on-line são fundamentais para o desenvolvimento da sua empresa. Entenda como elas funcionam.

Diante de um protagonismo maior do consumidor nos meios digitais, investir em práticas inovadoras, que impulsionem a excelência no atendimento aos clientes, é primordial.

As avaliações on-line são um tipo de publicidade que atrai os consumidores que têm o hábito de pesquisar na internet antes de decidir pela compra. Por esse motivo, é de suma importância que a reputação digital da empresa seja boa.

Visto que, quando esse consumidor buscar por um local para jantar, se divertir ou se hospedar, por exemplo, ele irá comparar as opções disponíveis nos sites e nos apps de avaliações.

Portais, como Google Meu Negócio, Tripadvisor, Facebook, iFood, Foursquare e Yelp, têm grande influência na decisão de compra desse público.

Comportamento do consumidor

De acordo com o Local Consumer Review Survey, 90% dos consumidores leem avaliações de empresas locais. Em média, eles observam 10 avaliações antes de confiar em algum tipo de negócio, e cerca de 91% confiam tanto em resenhas, quanto em recomendações pessoais.

Ou seja, construir uma boa reputação nesses canais é indispensável para fidelizar mais clientes. Portanto, definitivamente, as empresas precisam dar importância à cultura das avaliações on-line e usar as resenhas em favor do negócio.

Dessa forma, as avaliações on-line não determinam apenas visibilidade de uma empresa ou uma marca nos mecanismos de busca e nas redes sociais, mas também a forma que as pessoas a enxergam.

Reputação da marca

A reputação da sua marca ou da sua empresa depende plenamente do que os outros dizem sobre ela.

A opinião do consumidor, expressada por meio das resenhas, não pode ser comprada ou controlada. No entanto, como já foi dito anteriormente, ela pode ser usada em favor da sua companhia.

Dessa forma, se você pretende iniciar em algum lugar com marketing de reputação, comece tendo controle das resenhas dos seus consumidores.

Portais de avaliações on-line

Os sites de reputação on-line têm o objetivo claro de ajudar os consumidores a escolherem os melhores negócios que procuram.

Nesses portais, os consumidores vão encontrar e ler as avaliações sobre o tipo de negócio que procuram, comparar estabelecimentos e tomar a decisão de compra ou não, baseando-se em experiências anteriores de clientes.

Veja, a seguir, algumas informações importantes sobre os sites de reputação.

Google Meu negócio

O Google Meu Negócio detém 59% das avaliações on-line, o que evidencia quanto os brasileiros preferem esta plataforma. O resultado é bem semelhante com a realidade americana, em que 63% das avaliações on-line estão no Google. Por esse motivo, é muito importante para as empresas invistam em SEO Local.

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, possuindo 21% das avaliações on-line, o que gera um alcance imenso para essas resenhas. Isso comprova a importância de estar sempre atento às avaliações do Facebook, pois, elas podem ser compartilhadas sem limite, o que pode impactar diretamente a sua estratégia de mídia social.

Tripadvisor

O Tripadvisor é responsável por 14% das resenhas, perdendo espaço, anualmente, tanto para o Facebook, quanto para o Google. Entretanto, a plataforma ainda é um dos principais sites de turismo do mundo, e estar muito bem ranqueado é essencial para o seu negócio, especialmente, se você for dono de pousada, restaurante, hotel ou atração turística.

Outros

Os 6% restantes estão espalhados entre sites como iFood, Booking, Foursquare, etc. Contudo, é evidente que, quando se trata, por exemplo, de hotelaria, a proporção do Booking, assim como a do Tripadvisor, aumenta bastante. O mesmo vale para o iFood, quando se trata de redes de fast-food.

Hábitos dos consumidores brasileiros

Os brasileiros têm o hábito de compartilhar mais opiniões positivas do que negativas. Observe as porcentagens:

  1. 77,25% das avaliações on-line são positivas (notas 4 e 5);

  2. 15,15% são imparciais (nota 3),

  3. 7,60% são negativas (notas 1 e 2).

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