Redatores Estrondosos

19 de jul de 2021

Medicina Ayurveda, dicas para uma boa digestão

Aqui estão algumas dicas da alimentação ayurveda, de acordo com a medicina ayurveda, para manter a digestão dos alimentos funcionando de maneira eficaz.

Como Comer saudável

Consuma três refeições por dia. Pular refeições não é aconselhável no ayurveda devido ao fato de que eles prejudicam o ritmo de digestão dos alimentos.

Uma refeição matinal leve, um almoço considerável e uma ceia leve permitem que você fique em sintonia com os altos e baixos do fogo da digestão, que se desenvolve ao longo da manhã, chega ao auge por volta do meio-dia e depois diminui mais uma vez no noite.

Assim que você se levantar, beba uma caneca de água quente com uma colher de sopa de suco de limão. Isso ajudará na eliminação, fará com que os sucos do sistema digestivo fluam e também limpará o sistema digestivo. Bebidas com cafeína não são recomendadas no ayurveda.

Um café da manhã leve é ​​vital para fornecer e também dar o pontapé inicial no poder de digestão necessário para obter através da tarefa do dia. Se você esperar até o almoço para consumir uma refeição correta, é provável que se sinta tentado a entrar naquele pacote de batatas fritas ou comer um vada no início da manhã.

Para um lanche no meio da manhã, escolha frutas frescas – uma maçã para Kapha, uma laranja para Pitta e também uma manga para Vata. As frutas são mais saborosas de manhã cedo e sozinhas.

O excelente almoço ayurvédico inclui dois ou três tipos de vegetais; uma receita de lentilha ou feijão; um grão inteiro; um chutney; um pouco de ou sopa; e lassi, uma bebida feita pela mistura de iogurte fresco e também água.

Todas as refeições devem ser preparadas com dosha – temperos adequados, bem como com uma gordura saudável e balanceada adequada aos dosha – ghee para Vata, bem como Pitta e azeite de oliva para Kapha são ótimas opções. Pode parecer um prato grande, mas as partes podem ser mantidas de pouco a moderado – a seleção é importante para uma nutrição saudável e equilibrada.

Se precisar de um lanche no meio da tarde, coma um pouco de nozes ensopadas (as amêndoas devem ser escaldadas) se estiver tentando equilibrar Vata, ou algumas sementes de girassol ou abóbora se estiver tentando equilibrar Pitta ou Kapha. Lanches moderados, sem sal ou manteiga, também são adequados para Kapha, assim como amêndoas escaldadas embebidas em Pitta.

Para o jantar, coma um pouco, faça um lanche com uma receita de mistura de grãos de vegetais para uma refeição ou uma sopa de vegetais / lentilha com um chappathi de trigo integral, por exemplo.

Consumir muita água pura ao longo do dia, porém limite o consumo de água ou bebidas durante as refeições. Não consuma bebidas alcoólicas geladas, carbonatadas ou com cafeína, e também evite bebidas alcoólicas e leite com os pratos.

Na hora de dormir, consuma uma caneca de leite aconchegante temperado com noz-moscada para Vata, cardamomo para Pitta e gengibre para Kapha.

Alimentos frescos são mais fáceis de digerir, portanto, prepare apenas o que você presume que certamente comerá em um prato.

Para melhorar os desejos, coma um pedaço de raiz de gengibre fresco com um pouco de sal-gema e suco de limão fresco cerca de uma hora antes da refeição. Mastigue sementes de erva-doce após um prato para melhorar a digestão e refrescar o hálito naturalmente. Tomar rasayanas, como Amalaki e Triphala após um prato, também melhora a digestão e a adaptação, além de ajudar o sistema a liberar ama regularmente.

Cronometrando o consumo de alimentos

Coma sempre nos mesmos horários todos os dias. Assim como seu ciclo de sono e vigília, sua digestão alimentar também se beneficiará de um regime normal.

Pré-programe os horários dos pratos no início do dia para garantir que você tenha tempo para cuidar de si mesmo. A sua nutricionista pode te ajudar com os horários das comidas, assim como a personal organizer pode te ajudar a organizar seus alimentos para que sua tarefa de consumir alimentos saudáveis seja facilitada.

Quando sua digestão é treinada para entrar em ação naqueles momentos estabelecidos com a técnica de rotina, ela opera com sucesso para produzir mais eficácia a partir dos alimentos que você consome. Os nutrientes dos alimentos que você come são absorvidos e assimilados ao nível ideal pelo seu corpo, bem como os resíduos são eliminados de forma eficiente, deixando pouco espaço para ama – toxinas gastrointestinais – se desenvolverem no corpo e agirem como um terreno fértil para discrepâncias, bem como distúrbios.

Impedir incomptabilidades alimentares

Evite misturas alimentares inadequadas. Os textos ayurvédicos descrevem algumas misturas de alimentos que sobrecarregam a digestão e também resultam em aumento da ama. <br> O leite, assim como o creme, por exemplo, não deve ser integrado a sabores salgados ou azedos.

Os melões não devem ser comidos com alimentos pesados, como queijo, frituras ou grãos mais pesados.

A fruta, em geral, deve ser consumida sozinha porque é absorvida com extrema rapidez.

Carne ou peixe não devem ser consumidos com leite.

O mel nunca precisa ser aquecido ou preparado.

Em geral, se você cumprir os padrões de pratos e as sugestões de alimentos fornecidos, evitará a maioria das misturas de alimentos incompatíveis.

Uma diretriz geral a ser seguida é não comer alimentos com tempos de digestão diferentes de uma só vez.

Trabalho de preparação saudável e também oferta de comida

Prepare seus pratos com amor. O que quer que esteja cozinhando.

Para que o alimento a consumir acabe sendo eficaz, é preciso prepará-lo com foco, atitude positiva, carinho e também amor. Diversas práticas consideram sagrados os atos de cozinhar e também comer. Na tradição védica, o chef lava e também fornece graças ao agni-fogo – antes de iniciar a tarefa de preparar o prato inicial do dia para a casa.

Não prepare (nem consuma) as refeições quando estiver desanimado ou preocupado, porque o fígado e a digestão dos alimentos são influenciados negativamente por emoções adversas e certamente não irão digerir essa refeição com eficácia.

Consumir na área ou espaço designado para consumo em sua casa ou local de trabalho, e não em frente à televisão ou ao local de trabalho.

Difunda um aroma agradável para assimilar seu local de jantar cerca de uma hora antes de você começar. Consumir limão, coentro, laranja e também hortelã são boas escolhas para aguçar a fome e fazer com que os sucos digestivos fluam.

Certifique-se de que tudo o que você precisa para sua refeição está à mão antes de se sentar para comer, para que você não precise se levantar ou se distrair da refeição quando começar a consumir.

Pratique a alimentação consciente. Dividir a atenção ao comer é um hábito frequente que provavelmente desencadeia muitos problemas de saúde que poderiam ser evitados se alguém dedicasse tempo para dar ao prato a atenção a que ele tem direito. O tempo que é percebido como perdido por não fazer nada além de consumir pode muito mais provavelmente ser composto por aumento de energia e também eficiência que o prato saboreado e bem digerido retorna para você.

Comer em silêncio, prestando atenção nos aromas, sabores, cores e também texturas do seu prato é o melhor.

Discussões disciplinadoras dos jovens são tarefas que não combinam com a hora das refeições.

Temperos Usados Na Comida Ayurvédica

Várias outras rotinas de consumo consciente de acordo com a medicina ayurveda

Ao consumir, não fale nem use o telefone.

Não assista TV.

Agradeça ou fique em silêncio um minuto antes de começar a consumir.

Não engula a sua comida; saboreie cada garfada e mastigue bem antes de engolir.

Alguns goles de água morna ao longo do prato certamente ajudarão na digestão dos alimentos, mas não consuma muito qualquer tipo de bebida.

Em qualquer prato, não coma até estar realmente completo. A quantidade ayurvédica perfeita é o que você pode comer o que couber em suas 2 mãos em concha. Deixar algum espaço na barriga quando terminar melhora a digestão.

Depois de consumir, descanse em silêncio por alguns minutos; não se apresse imediatamente para fazer a próxima tarefa do dia.

Se seguir essas dicas de alimentação saudável sua saúde vai melhorar, com certeza, e não existe contra-indicação pois estamos falando apenas de alimentos naturais e mudanças de hábitos.

Leia também: melhores emagrecedores.

#dicasparaumaboadigestão #medicinaayurveda